Prefeito Edvaldo participa do 2º Encontro de presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil 

Agência Aracaju de Notícias
14/06/2022 21h46

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na noite desta terça-feira, 14, da abertura do 2º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). O uso da tecnologia pela Justiça, inteligência artificial e acessibilidade digital são alguns dos temas que serão debatidos pelos magistrados durante o evento que acontece em Aracaju até a sexta-feira, 17, e reúne presidentes e assessores dos 27 tribunais estaduais do país. A abertura do encontro ocorreu no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe.

Em sua mensagem de boas-vindas aos participantes do encontro, o prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou a importância dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país se reunirem para debater o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça aos cidadãos. "Neste momento tão difícil em que vivemos no nosso país, a Justiça ganha ainda mais relevância e sua correta atuação é fundamental para a harmonia e independência entre os Poderes. O Judiciário tem cumprido muito bem o seu papel, de modo que é uma alegria muito grande para Aracaju receber este evento dos tribunais estaduais, cujos juízes são aqueles que estão mais próximos do cidadão", afirmou. 

No evento de abertura, o desembargador Fábio Túlio Correia Ribeiro proferiu palestra sobre a vida e obra do jurista sergipano Tobias Barreto de Menezes. Nos próximos dois dias, no hotel Vidam, na Orla de Aracaju, serão realizados debates jurídicos, palestras e discussões administrativas e tecnológicas, com foco na maior eficácia e eficiência nos serviços prestados pelos Tribunais de Justiça do país, de acordo com o presidente do Consepre, o desembargador José Laurindo de Souza Netto. Ele afirmou ainda que a Justiça tem buscado oferecer sempre "um serviço de qualidade, se reinventando e aprimorando sua disponibilidade". 

"Neste encontro, alinharemos estratégias da Justiça Estadual em todo país. Após a pandemia, as cortes estaduais retomam sua força de trabalho com mais investimentos em tecnologia, segurança de informação e inteligência artificial. De modo que os temas que serão pauta deste evento deverão agregar conhecimento e ampliar os horizontes dos tribunais estaduais", disse Laurindo Netto, que também é presidente do TJ/PR.

Para o presidente do TJ/SE, desembargador Edson Ulisses de Melo, o evento é uma oportunidade para "uma rica troca de experiências em busca de caminhos para a prestação efetiva da Justiça à sociedade". “Além da pauta jurídica e das discussões sobre o avanço da tecnologia em benefício do Judiciário e da sociedade, o evento cerca de 250 formadores e multiplicadores de opinião, o que representa visibilidade das riquezas sergipanas a exemplo da cultura popular, história, belezas e pujança, especialmente por estar sendo promovido no mês das festas juninas, com suas cores e músicas marcantes e alegria”, destacou.

O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) nasceu no dia 5 de novembro de 2021 da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, e tem como objetivo consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país.